2008-09-03

Closing fund


A Ospraie Management, um dos maiores operadores no domínio dos investimentos em mercadorias, acaba de anunciar o encerramento do seu maior fundo, com activos sob gestão de 2,8 mil milhões de dólares. Razão? A perda acumulada desde o início do ano, que está agora em 38,6%. O mês de Agosto constituiu a machadada final - neste período, o fundo desvalorizou cerca de 27%, na sequência das quedas generalizadas no preço das principais mercadorias. O Ospraie Fund estava em funcionamento desde 1999 e contava com um registo histórico de 15% ao ano. O fundo será agora desmantelado e o dinheiro remanescente será devolvido aos investidores em três tranches: 40% já, 40% em Dezembro e os restantes 20% daqui a três anos. A sociedade manterá em funcionamento os outros três fundos que possui. O encerramento do fundo evidencia dois aspectos importantes.

Primeiro, as dificuldades associadas ao mercado das mercadorias que, pura e simplesmente, não possui profundidade que lhe permita acomodar estas quantias exorbitantes de milhares de milhões de dólares. Tenho quase a certeza que, durante Agosto, o gestor do Ospraie terá tentado reduzir posições mas que não o terá conseguido fazer como planeado. Porque se o tivesse feito teria deitado mais lenha para a fogueira. Provavelmente, teria vendido, através de instrumentos derivados e afins, posições tão maciças que prejudicaria ainda mais a evolução dos preços. Eu sei o que é, porque já me aconteceu uma situação semelhante no passado. Foi com uma posição em futuros sobre o sumo de laranja, que começou a ir contra mim e ao querer sair à pressa ainda ajudei à festa.

Segundo, a forma impressionante como estas entidades encaram os "economics" do negócio. O fundo que agora encerra tem activos sob gestão de 2,8 mil milhões de dólares. Significa que, antes da perda, teria qualquer coisa à volta de 4,6 mil milhões de dólares. A comissão típica de um Hedge Fund é de 2% sobre os activos sob gestão e 20% de todas as mais valias realizadas. E, neste fundo em particular, o prazo de permanência - o chamado "lock up" - era de três anos. Ou seja, este fundo, até ao final de Agosto, cobrou mais de 60 milhões de dólares. E como uma parte, cerca de 20% do 2,8 mil milhões de dólares que restam, aproximadamente 560 milhões, só será devolvido aos investidores dentro de três anos, o fundo poderá ainda cobrar perto de 30 milhões de dólares em comissão fixa até à sua extinção final. Apesar do fundo já estar em liquidação. Extraordinário.

Sem comentários: