2008-09-24

Cuidado com as aparências

Este gráfico mostra a relação entre o preço do Brent (Petróleo) cotado em Euros, e o preço dos combustíveis à saída da refinaria(Gasolina sem chumbo 95 e Gasóleo), considerando um lag de duas semanas entre o preço do petróleo e o preço dos combustíveis. Assim, em cada semana representada no gráfico corresponde o preço dos combustíveis à saída da refinaria e o preço do petróleo com duas semanas de atraso. O horizonte temporal corresponde ao ano de 2008.

Como o gráfico mostra e bem, existe uma tendência bem definida entre o preço do petróleo e o preço dos combustíveis. Sempre que a matéria-prima aumenta, tendencialmente, o preço dos combustíveis também aumenta. Contudo o gráfico é enganador. Sempre que o preço do Brent aumenta 1% o preço da gasolina aumenta 0.6% e o do gasóleo 0.8%. Contudo, quando o preço do Brent cai 1%, o da gasolina diminui apenas 0.45% enquanto que o do gasóleo diminui 0.5%.

De facto, sempre é verdade que as subidas dos combustíveis na alta são superiores às descidas, em valor absoluto, na baixa.



Em baixo, apresento mais dois gráficos.
O primeiro ilustra a variação percentual de uma semana para a outra para o Brent cotado em EUR, o preço à saída da refinaria da gasolina sem chumbo 95 e do gasóleo.
O segundo gráfico compara o aumento relativo médio que ocorreu em ambos os combustíveis (preço à saída da refinaria), por cada variação percentual, positiva e negativa, do Brent em EUR.









2 comentários:

Pedro Arroja disse...

Pedro,

Porque não fazer um gráfico correlacionando as variações percentuais?

Seria mais ilustrativo.

Pedro Arroja disse...

Pedro,

Porque não fazer um gráfico correlacionando as variações percentuais?

Seria mais ilustrativo.