2008-09-29

Presidenciais EUA

Na passada sexta-feira, dia 26, os candidatos à presidência da República dos EUA John McCain e Barack Obama encontraram-se para um debate televisivo, que visou expor as diferentes visões e propostas de ambos os candidatos.

Apesar do debate ter sido inicialmente pensado para destacar a política externa, a discussão começou pelas questões económicas resultantes da crise financeira norte-americana.

Obama iniciou o debate criticando as políticas económicas da actual administração, apoiada por McCain, responsabilizando-as pela actual crise nos mercados financeiros. Essas políticas, segundo o candidato democrata, acabaram com a regulação e protecção dos consumidores. Por sua vez McCain, acusou Obama de ter um plano económico bi-partidário e que iria conduzir ao aumento da fiscalidade e da despesa pública.

Em relação ao plano da Reserva Federal e do Tesouro norte-americano, que visa injectar 700 mil milhões de dólares no sistema financeiro, o candidato republicano e o candidato democrata concordaram nos seus elementos fundamentais, evidenciando ser um modo de recuperar as contribuições fiscais, bem como as restrições às indemnizações dos quadros de topo que sejam despedidos (“golden parachute”).

Quando questionados acerca da sua aprovação ao texto final que então estava ainda a ser negociado, Obama alegou que teria que ver o texto final primeiro, enquanto que McCain espera apoiar o plano.
Para os espectadores deste primeiro debate presidencial, o vencedor claro foi Barack Obama.A sondagem feita pela USA Today/Gallup mostra que 48% atribuíram vitória a Obama contra 34% que preferiram McCain. Estes resultados estão em linha de conta com outras duas efectuadas pela CNN e pela CBS.

Sem comentários: