2008-09-26

Crise chega à China

Os bancos chineses anunciaram hoje que vão limitar as transacções com as empresas internacionais no mercado interbancário.

O objectivo é conter os riscos associados à turbulência no sector financeiro norte-americano. Ainda pairam no ar algumas dúvidas quanto a outras eventuais falências, depois do que aconteceu com o Lehman Brothers. Os directores dos principais bancos chineses não se inibem de confirmar que a confiança nos congéneres americanos está seriamente abalada.

Ontem, pela primeira vez, o mundo percebeu que a crise norte-americana tinha chegado ao continente asiático. Centenas de clientes correram ao Bank of East Ásia (em Singapura e Hong Kong) para resgatarem os seus depósitos. Já há uma década que não ocorria um Bank Run deste género no continente. O Bank of East Asia apresenta uma exposição de 61 milhões de dólares ao Lehman Brothers e ao American International Group. Ainda assim, o correspondente a menos de 0,2% dos seus activos. Hoje, a banca chinesa empola a gravidade da situação e limita as transacções com os americanos no mercado interbancário.

Sem comentários: