2008-09-18

Corrida às compras

Desde que rebentou a crise em Wall-Street, disparam os anúncios de fusões, aquisições e negociações. Só hoje, a comunicação social noticiou o interesse de várias instituições financeiras no maior banco de empréstimos e de poupanças dos EUA (o Washington Mutual), a aquisição do HBOS pelo Lloyds e a o interesse do Wachovia no Morgan Stanley.

De facto, as grandes instituições financeiras deste e do outro lado do Atlântico estão a apressar-se em arranjar um bom comprador ou elas próprias a comprarem em saldo uma instituição. O objectivo é claro: evitar o que fez a Lehman Brothers. O banco norte-americano foi ao mercado demasiado tarde, uma vez que os seus títulos, só na semana antes de ter decretado falência, já tinham escorregado 80% .

Fernando Ulrich, presidente do BPI, considera que esta onda de fusões e aquisições é benéfica, pois vai tornar os bancos mais fortes e com modelos mais simples. De facto, para os bancos a situação pode ser positiva. E para os clientes? Será que esta concentração é benéfica?

Sem comentários: