2008-09-26

Colapso do WaMu

Os receios dos investidores quanto ao colapso de mais instituições financeiras norte-americanas não são infundados. Hoje, a crise do subprime iniciada no Verão de 2007 fez mais uma vítima: o Washington Mutual (WaMu).

O WaMu protagoniza a maior falência da banca comercial dos EUA. Com 2300 agências e 182 mil milhões de dólares em depósitos de clientes (até ao final de Junho), o banco envergava 310 mil milhões de dólares em activos.

As principais agências norte-americanas de notação financeira cortaram o rating do WaMu por várias vezes, atirando-o agora para o valor mais baixo. Por outro lado, as perdas ascendiam a 19 mil milhões de dólares e as acções caíram 95% nos últimos 12 meses.

Perante as evidências de que a instituição financeira estava a caminhar para o abismo, os clientes apressaram-se em resgatar depósitos no valor de 16,7 mil milhões de dólares. A situação agravou-se ainda mais, o colapso tornou-se inevitável.

Depois de rejeitar uma oferta de aquisição do presidente executivo do JPMorgan em Março, o WaMu chegou hoje a acordo com o mesmo banco para a compra dos seus depósitos e alguns activos de melhor qualidade por 1,9 mil milhões de dólares. O JPMorgan torna-se no maior banco depositário dos EUA.

O que resta da instituição foi resgatado pelos reguladores norte-americanos. O WaMu foi encerrado pela Comissão de Supervisão Económica e entregue ao controlo da Agência Federal de Seguradoras de Depósitos.

Sem comentários: