2009-01-05

Spread Futuros vs Spot

Um contracto designado por “futuro” é um contacto estandardizado pelo qual é possível comprar ou vender um determinado índice, numa determinada data futura e através de um preço que traduz o equilíbrio entre as forças da oferta e procura medido através das ordens de compra e de venda nesse momento.

O comportamento das taxas de juro, os dividendos esperados para as empresas que compõem esse índice e o tempo que resta até à maturidade do contracto são factores que condicionam a procura e a oferta dos contractos de futuros.

Em termos gerais, a relação entre o contracto futuro e o mercado à vista é dada pela seguinte fórmula:

F(t) = S(t) * e^[r (T-t)] ,

em que:
F(t) – contracto futuro
S(t) – contracto spot
r – taxa de juro
t – momento presente
T – maturidade do contracto

Assim, a diferença entre os futuros e o spot varia directamente com a taxa de juro e com o tempo restante para a maturidade.


A situação que refere não é de facto a mais normal. Nos últimos 10 anos, em cerca de 75% dos dias de transacção, o preço do futuro esteve acima do preço spot.
No caso das mercadorias, quando o preço do futuro está abaixo do preço spot, normalmente significa que existe escassez de oferta e portanto os compradores preferem deter a mercadoria no curto prazo. No caso dos futuros de índice pode querer dizer que existem mais posições de venda no mercado do que posições de compra.

No gráfico em baixo é possível constatar que o spread (Futuro – Spot) tornou-se muito mais instável e volátil quando os mercados começaram a cair e se agravou a crise mundial.


2 comentários:

Anónimo disse...

Pedro,

No caso das commodities, o cotango negativo deve-se também aos custos de armazenamento da mercadoria.

No caso dos índices de acções, não estou certo de que o cotango negativo tenha a ver com o Open Interest dos futuros. Basta comparar o S&P500 com o FTSE 100 cujo cotango é quase negativo. Confirma pf.

Ricardo Arroja

Pedro Correia disse...

Ricardo,

na situação de "backwardation", por oposição a "contango", o investidor que detém uma posição curta beneficiará tanto mais quanto mais tarde for o vencimento do contracto. No caso das equities ocorre quando há pressão para a diminuição da diferença entre a bid e ask.