2009-01-23

O risco de eliminar o risco

De acordo com um relatório da Merrill Lynch, emitido ontem, nove companhias aéreas asiáticas, entre as quais a Air China e a Cathay Pacific Airways, deverão registar perdas em 2008 no valor de 6 mil milhões de dólares.

Os principais motivos apontados são por um lado a diminuição da procura, fruto da crise internacional de crédito, e por outro lado pelo hedging efectuado.

O Hedging é uma estratégia de gestão do risco cujo objectivo é reduzir o risco e, no limite, elimina-lo. A motivação aqui, ao contrário da especulação, não é o lucro mas sim a gestão do risco. Existem diversos tipos de risco, entre os quais o risco cambial, o risco da taxa de juro e o risco dos preços das matérias-primas. Este último, é um tipo de risco que afecta particularmente o sector da aviação já que é o risco que uma empresa incorre sempre que está sujeita e/ou depende dessas matérias-primas, neste caso o petróleo.

Elevada concorrência do sector levou as empresas do sector a recorrer a métodos e estratégias que lhes permitam aumentar a eficiência. Procuram ganhos de eficiência ao nível da utilização da frota, da utilização dos recursos humanos e da utilização do jet fuel (combustível). O jet fuel é o combustível utilizado pelos aviões para o qual não há alternativa. Os custos relacionados com o jet fuel representavam em 2005 cerca de 22% e as previsões mais recentes apontam para um agravamento dos custos com o combustível em relação aos custos totais.

Num período ainda recente, em que o petróleo antes de atingir os 150 dólares por barril já ameaçava ir aos 200 dólares, diversas companhias aéreas optaram por fixar o preço a que compravam o combustível, permitindo reduzir o risco de subida do preço. Contudo, caso o preço desça, o preço anteriormente fixado é aquele que a empresa terá pagar.
Desde então, o preço do petróleo caiu dos 150 dólares (que não chegou a atingir) até menos de 40 dólares. Neste momento está a negociar nos 42 dólares. Na verdade, efectuar hedging "errado" não se trata de um custo adicional mas sim de um custo superior ao que poderia ter vigorado. Mas convém destacar que o objectivo principal da empresa, de eliminar o risco, foi cumprido e como tal não deverá ser visto como um ponto negativo.

1 comentário:

Anónimo disse...

Bom post.

E quais foram as operações concretas realizadas pelas companhia que apresentaram prejuízos devido ao hedging do jet fuel??

ra