2009-01-13

Plano Económico Alemão

Os representantes do governo alemão chegaram a acordo ontem à noite sobre o plano de estímulo económico para o país. O plano alemão vale 50 mil milhões de euros para aplicações entre 2009 e 2010 e representa o maior pacote de estímulos fiscais individual desde a Segunda Guerra Mundial.

Tal como já era esperado (ver post de 6 de Janeiro), o plano contempla investimento público, corte nos impostos e contribuições sociais. O corte nos impostos pode atingir os 18 mil milhões de euros, o que supera as estimativas iniciais. Os indivíduos nos escalões de rendimento mais baixos beneficiarão de uma redução de imposto na ordem dos 14%.

O investimento em infra-estruturas poderá contar com 17 mil milhões de euros, embora parte desta quantia será financiada pelos 16 governos regionais da Alemanha.

As contribuições para os seguros de saúde serão reduzidas em 0,6 p.p para 14,9% dos rendimentos ilíquidos. Esta medida beneficia empregados e empregadores, uma vez que cada um deles paga 50% da despesa com estas contribuições. Os governantes também acordaram um único pagamento de 100 euros por cada criança.

As empresas e os empresários podem ainda contar com a criação de um fundo no valor de 100 mil milhões de euros.

No sector automóvel, e para além dos planos de apoio aos construtores, o governo alemão vai conceder 1,5 mil milhões de euros em incentivos para os compradores, o que inclui um bónus de 2500 euros para os carros com mais de 9 anos que se destinem ao abate.

Assumindo que o plano será aprovado pelo parlamento, entrará em vigor a partir de 1 de Julho.

Cortesia do Financial Times

Sem comentários: