2009-01-19

Novo plano do Governo britânico

Como resposta ao nervosismo que se fez sentir nos mercados financeiros durante a semana passada, depois do Citigroup e do Bank of America terem reportado grandes prejuízos, o governo inglês anunciou um novo plano de salvamento para apoiar o sistema bancário do seu país.

O governo britânico pretende acabar com as incertezas quanto a perdas futuras e estimular o fluxo de crédito concedido pelas instituições financeiras às empresas e aos consumidores. O Executivo britânico já demonstrou o seu descontentamento com a relutância dos bancos em aumentar os empréstimos concedidos, depois de terem beneficiado de um plano de salvamento do governo, em Outubro.

Uma das principais medidas apresentadas é a atribuição de um seguro aos bancos contra a perda de mais dinheiro em consequência dos “activos tóxicos” do subprime.

O Banco de Inglaterra está autorizado a comprar 50 mil milhões de libras (55,56 mil milhões de euros) de activos que possam gerar problemas na gestão dos bancos a partir de 2 de Fevereiro. O programa de empréstimos do banco central inglês vai ainda ser alargado para aumentar o acesso das instituições à liquidez.

Por sua vez, o Tesouro vai aumentar a sua posição no Royal Bank of Scotland, através da conversão de 5 mil milhões de libras de acções preferenciais adquiridas o ano passado em acções ordinárias. A posição do Estado avança de 58 para 68%.

O Northern Rock, nacionalizado em 2008, vai pagar o empréstimo do governo a uma taxa muito reduzida, de maneira a que a instituição continue a providenciar financiamento para a compra de habitação. Os bancos do Reino Unido aprovaram novos financiamentos no valor mais baixo desde 1999. Os empréstimos às empresas caíram 6,2% no ano terminado em Novembro passado.

Desta forma, aos 250 mil milhões de libras disponibilizadas por Gordon Brown em Outubro adicionam-se, pelo menos, mais 100 mil milhões de libras com este novo plano.
Cortesia da Bloomberg e do Financial Times

Sem comentários: