2009-01-12

Citigroup vende unidade de corretagem

O Citigroup pode encaixar um ganho de até 10 mil milhões de dólares (7,42 mil milhões de euros) com a venda da maioria do capital da sua unidade de corretagem Smith Barney ao Morgan Stanley. De acordo com a agência Bloomberg, a venda desta unidade pode originar uma melhoria do capital do Citigroup entre 5 a 6 mil milhões de dólares. Para além do encaixe líquido, o Citigroup poderá avaliar a unidade de corretagem a um preço superior ao actual, dados os contornos do negócio.

O Morgan Stanley deverá pagar entre 2 a 3 mil milhões de dólares por esta parceria, o que lhe dará a maioria do capital da empresa que resultar do negócio.

A junção das duas unidades de corretagem terá um total de 22 mil correctores, destronando a Merril Lynch como a correctora com mais pessoal. Ainda segundo a Bloomberg, as negociações entre os dois bancos continuam e o negócio deverá ser anunciado nos próximos dias.

Este é mais um dos negócios resultantes da crise financeira, com as instituições a tentarem melhorar os seus rácios de capital fortemente penalizados com a crise financeira mundial.

Em 2008, nos primeiros nove meses, o Citigroup registou perdas de 10,4 mil milhões de dólares. Os títulos registaram uma desvalorização de 30% nesse mesmo período. A desvalorização anual atingiu os 77% (ver gráfico abaixo).



(clique na imagem para aumentar)

Cortesia da Bloomberg

Sem comentários: