2009-01-16

Anglo Irish Bank nacionalizado

A transacção dos títulos do Anglo Irish Bank, o terceiro maior da Irlanda, foi hoje suspensa depois de, ontem à noite, o governo do país ter anunciado a nacionalização da instituição. Esta decisão foi motivada pelos receios de que o banco declarasse insolvência, o que accionaria uma garantia estatal e colocava o governo responsável por 100 mil milhões de euros de dívida. Neste contexto, o Ministro das Finanças da Irlanda afirmou ontem que a proposta de injecção de 1,97 mil milhões de dólares no banco não era apropriada, neste momento, para assegurar a viabilidade do banco.

A atitude do governo seguiu-se ao despedimento do Chairman e do CEO durante a época natalícia, depois de se ter conhecido que o banco não revelou um empréstimo pessoal ao Chairman no valor de 87 milhões de euros durante um período de 8 anos. Esta prática denegriu seriamente a reputação do banco numa altura de reduzida confiança no mercado financeiro. A actuação do regulador de mercado também é alvo de críticas.

O governo reforçou a importância da nacionalização para toda a economia irlandesa, bem como a continuidade das operações e a garantia de que os colaboradores da instituição mantêm o seu emprego:

“Anglo Irish Bank is a major financial institution whose viability is of systemic importance to Ireland. Anglo has a balance sheet of some €100bn with a substantial deposit base which the State is determined to safeguard. The Government has made clear that it will ensure its continued viability. Anglo Irish Bank will continue to trade normally as a going concern, with appropriate Government support as necessary. All Anglo employees remain employed by the company.” Ministers Statement, January 15, 2009

Durante o ano de 2008, os títulos desvalorizaram 98%. Nos últimos dias, o Anglo Irish Bank registou uma acelerada quebra no preço em resposta ao resgate de elevadas quantias de dinheiro dos depósitos dos clientes. Ontem à noite, os títulos encerraram com uma desvalorização de 10,8% para os 20 cêntimos, em comparação com um máximo de 17 dólares em Maio de 2007 (ver gráfico abaixo com a evolução das cotações do banco).


(clique na imagem para aumentar)

Cortesia da Bloomberg

A nacionalização do Anglo Irish Bank engrossa o número de bancos que, nos últimos meses, passaram a ser controlados pelos governos europeus. O Executivo britânico controla o Royal Bank of Scotland Group e o Northern Rock. A Islândia assumiu o controlo dos seus três maiores bancos em termos de concessão de empréstimos. Por sua vez, o governo alemão detém 25% do Commerzbank AG, como parte de um plano de salvamento avaliado em 18,2 mil milhões de euros.

Sem comentários: