Fonte: Bloomberg (dados retirados às 9h00)
Pelo contrário, a indústria automóvel e de componentes apresenta um comportamento positivo (+0,19%) impulsionado pelos títulos da Volkswagen (+0,97%).
A Volkswagen é a única empresa constituinte do Eurostoxx que conseguiu fechar o ano de 2008 com uma variação positiva (mais de 60%). A 28 de Outubro de 2008, os títulos atingiram uma cotação de 945 euros, o que traduz um ganho superior a 500% em relação ao fecho de 2007. A 28 de Outubro, a Porsche anunciou a intenção de aumentar a sua participação na Volkswagen para 75%. Os títulos da segunda dispararam, e a empresa tornou-se na empresa mais valiosa do mundo. Em dois dias os títulos valorizaram quase 350% para os 945 euros. Um mês depois, os títulos valiam menos 70%.
(clique na imagem para aumentar)
O Fortis, um dos maiores grupos financeiros da Europa, encabeça a lista das empresas que sofreram maiores perdas em 2008. Os títulos desvalorizaram mais de 80%. O banco holandês foi fortemente penalizado pela crise do subprime desencadeada nos EUA. O lucro líquido do último trimestre de 2007 sofreu uma quebra de 45% para os 414 milhões de euros comparativamente com o período homólogo do ano precedente. Nem a operação de compra do ABN Amro salvou a difícil situação. O desenrolar de um ano desastroso culminou na nacionalização do banco em Setembro passado. Os governos da Bélgica, Holanda e Luxemburgo injectaram 11,2 mil milhões de euros na instituição.
(clique na imagem para aumentar)
Fonte: Bloomberg
Sem comentários:
Enviar um comentário