2009-01-06

Inflação na Zona Euro

De acordo com um relatório divulgado pelo eurostat, a taxa de inflação da Zona Euro caiu em Dezembro para o nível mais baixo em dois anos, com a diminuição dos preços do petróleo e com a redução da despesa em consumo. Assim, o Banco Central Europeu fica com uma maior margem para reduzir os custos com o endividamento.

Em Dezembro, a taxa de inflação abrandou para os 1.6% após se ter fixado nos 2.1% no mês anterior. Este é o valor mais baixo dos últimos dois anos, igualando o valor registado em Outubro de 2006. A última vez que a taxa de inflação na Zona Euro atingiu um valor inferior a este, nos 1.5%, foi em Novembro de 1999.


Os economistas contactados pela Bloomberg esperavam uma diminuição da taxa de inflação para os 1.8% mas os dados revelados pelo BCE foram inferiores à expectativa.

2 comentários:

Anónimo disse...

Pedro,

Dado que as decisões do BCE são fortemente influenciadas pelo comportamento da economia alemã, será que podemos utilizar a evolução das taxas de juro a partir das taxas de juro reais do antigo Bundesbank?? Por outras palavras, será que indo atrás na história e tendo em consideração a evolução presente da inflação poderemos estimar até onde poderão baixar as taxas de juro nominais do BCE nos próximos meses?

ra

Anónimo disse...

Pedro,

Dado que as decisões do BCE são fortemente influenciadas pelo comportamento da economia alemã, será que podemos estimar a evolução das taxas de juro a partir das taxas de juro reais do antigo Bundesbank?? Por outras palavras, será que indo atrás na história e tendo em consideração a evolução presente da inflação poderemos estimar até onde poderão baixar as taxas de juro nominais do BCE nos próximos meses?

ra