2009-01-22

S&P corta "rating" de Portugal

A agência de “rating” Standard & Poor’s (S&P) reviu ontem em baixa a notação de risco da dívida pública portuguesa para “A+”, o que corresponde ao nível mais baixo desde o início dos anos 90, altura em que a instituição começou a monitorizar o risco da dívida emitida pela república portuguesa. A nova classificação está cinco níveis abaixo da notação máxima (“AAA”). A qualidade da dívida pública portuguesa está agora ao nível da italiana. A S&P justifica que a economia portuguesa enfrenta fragilidades estruturais como o atraso na reforma do Estado e a redução no esforço de consolidação.

Portugal é o terceiro país da Zona Euro que vê a notação da sua dívida ser revista em baixa. A 14 de Janeiro, a agência S&P reviu em baixa a notação da dívida soberana da Grécia para “A-” e a 19 de Janeiro adoptou o mesmo procedimento em relação à dívida espanhola. Neste último caso, a notação recuou de “AAA” para “AA+”. A imprensa espanhola noticiou que esta redução no “rating” encarecia a emissão de dívida em 11 mil milhões de euros.

Quanto mais baixo for o “rating” da dívida portuguesa, mais elevado será o prémio de risco exigido pelos investidores, logo maior será o custo de financiamento do Estado e, consequentemente, das empresas portuguesas.

Os receios quanto à solidez financeira do Estado português também se estão a reflectir na subida dos prémios de risco (“yields”) das Obrigações do Tesouro a 10 anos. Hoje, o prémio está nos 4,568% (ver evolução comparativa com a Alemanha no gráfico abaixo).

Fonte: Bloomberg e Financial Times

Sem comentários: