2009-01-29

Dificuldades nas empresas alemãs

As empresas alemãs enfrentam momentos difíceis na sequência de um forte abrandamento da procura interna e externa.

As ordens de produção das fábricas de maquinaria alemãs, responsáveis pelo maior crescimento das exportações em 2007, caíram 30% no mês de Novembro em relação ao período homólogo do ano anterior (ver gráfico abaixo).


O Ministro da Economia, Michael Glos, previu durante este mês que as exportações, que representam cerca de um terço do crescimento económico da Alemanha, vão sofrer uma contracção de 9% em 2009. Os últimos dados disponíveis (Novembro 2008) apontam para uma quebra nas exportações de 11,2% em relação ao período homólogo do ano anterior (ver gráfico abaixo).


As dificuldades já obrigaram a líder do governo, Ângela Merkel, a aprovar um segundo plano de estímulo económico desde o colapso do Lehman Brothers em Setembro. As novas medidas incluem um incentivo monetário para estimular a procura automóvel. Nesse sentido, o governo concede 2500 euros aos consumidores que entregarem à sucata um veículo com mais de nove anos contra a aquisição de um veículo novo com baixas emissões. Para além disso, o governo alemão um programa de empréstimos a uma taxa de juro reduzida no valor de 110 mil milhões de euros. O objectivo é apoiar as empresas penalizadas pela crise de crédito.

O sector automóvel está a ser um dos mais penalizados pela actual crise. Os fabricantes do país como a Volkswagen e a BMW, anunciaram a 20 de Janeiro que iriam reorganizar o número de horas trabalhadas. E 2009, e de acordo com a VDA, as vendas de automóveis devem cair 6,5% para os 2,9 milhões de veículos, o que representa o valor mais baixo desde a reunificação da Alemanha em 1990.

De acordo com os dados hoje divulgados pela Federal Labor Agency, a taxa de desemprego subiu para 7,8% (ver gráfico abaixo). Há mais 56.000 pessoas desempregadas num total de 3,27 milhões. A SAP, a maior fabricante mundial de software de gestão, anunciou ontem o corte de 3000 empregos. A Hugo Boss, o maior fabricante de vestuário do país, poderá dispensar, durante este ano, 150 trabalhadores do total de 2800 que emprega.


Fonte: Bloomberg

Sem comentários: