2009-02-10

Euribor a 3 meses abaixo dos 2%


A Euribor a 3 meses, a taxa de juro interbancária com o prazo mais curto, atingiu hoje os 1,989% e quebrou a barreira dos 2%. Pela primeira vez desde Abril de 2004, a Euribor ficou abaixo da do nível da taxa directora do BCE. Até chegar a este valor, a Euribor somou 85 sessões consecutivas em queda. A Euribor a 3 meses cotava nos 4,959%.

A Euribor está em trajectória descendente desde 10 de Outubro, altura em que o BCE iniciou uma redução da taxa de juro directora, que então fixava nos 4,25%.

A maturidade a 3 meses é utilizada como referência, sobretudo, nos créditos às empresas. Por sua vez, a Euribor a 6 meses, mais utilizada no crédito à habitação, desceu para os 2,069% face aos 5,175% registados a 10 de Outubro.
Fonte: Bloomberg

2 comentários:

Anónimo disse...

Alguem me pode elucidar sobre uma dúvida que tenho? Como é que é possível que a Euribor3M desça abaixo da taxa de referencia do BCE? É simplesmente a expectativa de as taxas poderem vir a descer em Março? Os Bancos já estão a transaccionar entre si dinheiro abaixo da taxa de refª do BCE?

Juliana Silva disse...

Caro Anónimo

A taxa directora do BCE (que se encontra actualmente nos 2%) é, tal como o nome indica, uma taxa de referência. A descida das Euribor para níveis inferiores ao da taxa de referência reflecte os cortes da taxa directora do BCE, que desceu 225 pontos base desde Outubro, passando dos 4,25 para 2%. Para além disso, reflecte também a expectativa de um novo corte, no início de Março, depois de uma pausa em Fevereiro. Muitos analistas acreditam até numa nova descida de mais 50 pontos base, para 1,5%.

Portanto, o mercado interbancário incorporou a tendência de descida iniciada pelo BCE e espera novas descidas no curto prazo.

Juliana Silva