2009-02-09

Nissan corta 20 mil postos de trabalho

A Nissan, terceiro maior fabricante de automóveis do Japão, anunciou que vai cortar cerca de 20 mil trabalhadores e registar o seu primeiro prejuízo em 9 anos, devido à recessão global que tem atingido as economias por todo o mundo e pelo facto do Iene estar mais forte face às restantes divisas, nomeadamente o dólar, já que os EUA são o principal mercado destino das exportações.

A Nissan está a prever resultados negativos na ordem dos 2.9 mil milhões de dólares para o ano que termina em Março. Esta estimativa é mais negativa em cerca de 65% face à anterior previsão elaborada em Outubro.

Em Janeiro, as vendas da Nissan nos EUA caíram 31%, após uma forte queda da procura por automóveis. As vendas de veículos em território norte-americano estão ao nível do início da década de 1980.

De acordo com Carlos Ghosn, CEO da Nissan, considera que as piores expectativas da empresa já foram atingidas senão mesmo superadas. De acordo com o mesmo, a queda da confiança dos consumidores e a dificuldade em aceder ao crédito são os factores que mais estão a agravar esta situação.

Em Portugal, o sector automóvel também não apresenta melhorias. Segundo a ACAP as vendas de automóveis deverão cair mais de 14% e aponta o agravamento da fiscalidade como um dos factores mais penalizadores. Uma das consequências mais visíveis é o envelhecimento da idade média dos automóveis que se encontra em 9 anos. Para já, 2009 começou em queda, com as vendas a caírem mais de 43% em Janeiro face ao período homólogo do ano anterior.
(fontes: Bloomberg e DN)

Sem comentários: