2009-02-19

A Alemanha e o Euro

Nos últimos três meses do ano, a economia alemã sofreu a maior contracção em 22 anos. O FMI prevê um crescimento do PIB de 2,5% para este ano, o pior desempenho desde a Segunda Guerra Mundial. O arranque de 2009 ficou marcado pela nova quebra nas encomendas à indústria e por um aumento do desemprego quase duas vezes superior às previsões dos analistas. O índice DAX acumula uma desvalorização anual de 12,58%.



Angela Merkel, a chanceler alemã, aprovou um plano de 80 mil milhões de euros (1,6% do PIB) para revitalizara a maior economia europeia durante 2009 e 2010.

A divisa europeia recupera dos mínimos de três semanas contra o dólar perante a especulação de que Merkel vai indiciar quais os planos da maior economia europeia para ultrapassar as crise. Nos últimos dias, o euro foi penalizado pelos receios de exposição dos países da Europa Ocidental às dificuldades que se fazem sentir na Europa de Leste. O Euro desvalorizou 2,44% contra o dólar desde o início do mês. Só na sessão de hoje já esteva a recuperar 1,84% em relação ao fecho da sessão de ontem.

De acordo com os analistas, a Alemanha chegou à conclusão de que para continuar o seu projecto na moeda única europeia terá de apoiar os parceiros comunitários em dificuldades.

Fonte: Bloomberg

Sem comentários: