2009-02-20

Objectivo de crescimento chinês para 2009

No encontro anual de membros do governo chinês que se realiza no próximo mês será discutido o objectivo anual de crescimento para a economia chinesa. O deputado do Ministério do Comércio Zhong Shan considera que o governo terá de rever a meta de crescimento anual de 8%. Mas adianta que, ainda assim, o governo está confiança que irá atingir essa meta.

O FMI prevê uma taxa de crescimento de 6,7%, a taxa mais baixa desde 1990. Em 2008, a economia chinesa expandiu-se 9% e em 2007 avançou 13%. A China é a único país das cinco maiores economias mundiais que ainda apresenta taxas de crescimento positivas.



No mês de Janeiro, os carregamentos de navios para os outros países abrandaram 17,5% em relação ao período homólogo do ano anterior. As importações sofreram uma quebra de 13,5%.

Nos últimos quatro meses de 2008, o governo chinês cortou a taxa de juro de referência por quatro anos e apresentou um plano de estímulo económico até 2010 de 4 biliões de yuan (585 mil milhões de dólares).

Os governantes chineses temem que a forte recessão mundial se traduza em proteccionismo por parte dos seus principais destinos da exportação: Europa e E.U.A.


Fonte: Bloomberg

1 comentário:

CCz disse...

Um conselho bem intencionado:
.
Imagino a pesquisa de informação que tem de fazer todos os dias e que inconscientemente está a armazenar na sua mente.
.
Procure ler e praticar um pouco de dinâmica de sistemas, desenhar modelos de relações de causa-efeito, tendo em conta os factos que vai absorvendo.
.
Mais cedo que tarde começa a perceber e adivinhar padrões antes de eles serem reconhecidos pela maioria. E isso é uma poderosa skill dificilmente replicável.

Cumprimentos