O Gabinete de Estatísticas japonês revelou hoje a terceira quebra trimestral consecutiva. Os economistas da agência Bloomberg esperam uma diminuição do PIB de 11,6%. Em relação ao terceiro trimestre, o PIB caiu 3,3%. Os EUA registaram uma quebra de 1% e a perda média da Zona Euro foi de 1,5%.
As empresas nipónicas, nomeadamente as exportadoras, estão a ser fortemente penalizadas pela crise. No período em análise, as exportações caíram 13,9%. As vendas dos carros Toyota Corolla e das televisões Sony Bravia estão em trajectória descendente. Aliás, a Toyota, a Sony e a Hitachi estão a despedir centenas de trabalhadores para resistirem à crise financeira internacional. A Panasonic , aPioneer , a Nissan e a Nec anunciaram durante o mês passado um corte total de 65.000 postos de trabalho.
O índice japonês Nikkei desvalorizou 0,38% na primeira sessão da semana, elevando a perda anual para 13%.
Neste sentido, os ministros das Finanças do Grupo dos Sete (G7) maiores países industrializados do mundo, que se reuniram em Roma este fim-de-semana, pediram ao secretário do Tesouro norte-americano, Timothy Geithner, para apressar o plano de salvamento para o sistema bancário.
Fonte: Bloomberg
1 comentário:
12,7% é uma variação anualizada. O PIB não caiu 12,7%.
Enviar um comentário