2009-02-17

Estatísticas do Emprego

O Instituto Nacional de Estatística vai divulgar hoje as Estatísticas de Emprego para Portugal referentes ao Quarto Trimestre de 2008.

Segundo o Diário Económico, a taxa de desemprego pode registar uma subida de 0.6 pontos percentuais até 8.3%. Contudo, existem outras estimativas. Segundo os analistas contactados pela Agência Lusa, a taxa de desemprego deverá ter sofrido um agravamento no último trimestre do ano passado.

O BPI espera que a taxa de desemprego sofra um aumento moderado, devido ao facto do mercado de trabalho reagir com um certo desfasamento em relação ao andamento da actividade económica. Já o BCP antecipou um aumento da taxa de desemprego para os 7.9%. Ambos os analistas dos referidos bancos consideram que no primeiro trimestre de 2009 o desemprego vai continuar a agravar-se.

O sector da construção e as áreas onde existe uma maior desregulamentação, isto é com mais trabalho precário serão as actividades mais afectadas nos três últimos meses do ano.

Segundo os dados fornecidos pela Direcção-Geral do Emprego e das Relações de Trabalho, em 2008 foram dispensados, no Continente, ao abrigo de processos de despedimento colectivo, 3.318 pessoas, contra as 2.289 do conjunto de 2007.
Em baixo a evolução da taxa de desemprego em Portugal nos últimos 10 anos:

Fonte: JN, INE, Diário Económico

Sem comentários: