2009-02-06

Trabalho na Indústria

Segundo os dados publicados ontem pelo Instituto Nacional de Estatística, em Dezembro de 2008 a variação do volume de negócios na indústria permanece negativa. Por sua vez, o emprego e as horas trabalhadas diminuem face a um aumento das remunerações.

O volume de negócios na indústria diminuiu 12.8% em Dezembro quando comparado com o período homólogo do ano anterior, depois de em Novembro ter caído 11.5%. Com excepção dos Bens de Consumo, que cujas vendas aumentaram 0.9%, todos os restantes agrupamentos industriais apresentaram taxas de variação negativas, com especial destaque para os bens intermédios, que diminuíram 21%.

Esta variação negativa no volume de negócios na indústria foi determinada por comportamentos negativos nas vendas do mercado interno e externo. No mercado nacional as vendas caíram 11.2% em Dezembro face ao mesmo período de 2007, enquanto que as vendas para o exterior do país caíram 15.9%.

Em relação ao emprego na indústria, este diminuiu 2.8% face a igual período do ano anterior, menos 0.7 pontos percentuais que o mês de Novembro. Foi na classe de Bens de Investimento que se registou o único aumento do emprego (0.6%), apesar de constituir uma desaceleração face ao mês anterior. O sector dos Bens Intermédios apresentou a maior contribuição para a variação negativa do índice total, com o emprego a cair 4.6%.

No que diz respeito às remunerações efectivamente pagas na indústria, estas aumentaram 0.2% em Dezembro, desacelerando do aumento de 0.6% registado no mês anterior.

As horas trabalhadas na indústria diminuíram 8.1% face a Dezembro de 2007, após terem diminuído 1.7% em Novembro. Todos os Grandes Agrupamentos Industriais registaram comportamentos negativos, com o da Energia a registar uma taxa de variação menos negativa que a observada em Novembro, passando dos 10.6% para os 4.0%. Por sua vez o agrupamento de Bens de Consumo apresentou o maior contributo negativo apresentando uma taxa de variação de -7,2%.

Sem comentários: