2009-02-13

Pacote de estímulos económicos de Obama

No dia 10 deste mês, o Senado norte-americano aprovou por maioria qualificada o projecto de recuperação da economia apresentado pelo novo presidente Barack Obama. O pacote de estímulos económicos vale 789 mil milhões de dólares.

Os contribuintes individuais e as famílias podem contar com uma redução fiscal de 400 e 800 dólares, respectivamente, durante este ano e o próximo. Para além disso, o governo disponibiliza 60 mil milhões de dólares para o apoio ao desemprego e os programas de assistência social.

A legislação inclui ainda: 29 mil milhões de dólares para projectos de construção de auto-estradas; 16 mil milhões de dólares para investimentos em infra-estruturas de trânsito; 7 mil milhões de dólares para expandir o acesso à banda larga e 11 mil milhões de dólares destinados a renovar a rede eléctrica do país. O programa inclui ainda 5 mil milhões para habitações de famílias de baixo rendimento e 4,5 mil milhões orientados para tornar os edifícios públicos energeticamente mais eficientes.

Os estados norte-americanos também não foram esquecidos, uma vez que a grande maioria deles regista orçamentos deficitários. A administração Obama vai despender 54 mil milhões de dólares para apoiar nas despesas.

Fonte: Bloomberg

Sem comentários: