2009-02-12

Pioneer concentra-se no automóvel

A Pioneer vai eliminar 10 mil postos de trabalho e encerrar a sua actividade na unidade de televisores, após a queda das vendas globais de produtos electrónicos ter levado a empresa japonesa a aumentar a sua perda anual, em que a estimativa é de 1.44 mil milhões de dólares.

A sua retirada daquela unidade de negócio está prevista concretizar-se em Março de 2010, altura em que diminuirá 16% dos seus trabalhadores a tempo inteiro para além dos 4 mil trabalhadores temporários.

Os resultados negativos estimados de 130 mil milhões de Ienes (1.44 mil milhões de dólares) comparam com o prejuízo de 78 mil milhões estimado em Outubro de 2008. As vendas deverão cair 28% para 560 mil milhões de Ienes.

O presidente Susumu Kotani, que assumiu essas funções na Pioneer em Novembro de 2008, pretende restaurar o lucro da empresa através de uma reconversão das actividades da empresa no fabrico exclusivo de produtos electrónicos para automóveis, encerrando sectores inteiros de actividade, mesmo tendo em conta a diminuição das vendas de automóveis.

Como parte desta reestruturação, a Pioneer vai encerrar cerca de 30% das suas 30 unidades de produção em todo o mundo. Para já, ainda durante este mês, vai encerrar uma fábrica de produção de painéis para televisores plasma no Reino Unido, e outra em Abril nos EUA.

Kazuharu Miura, analista da Daiwa Institute, disse antes deste anúncio que o mercado de equipamento para automóveis está desastroso. Por um lado, as vendas de sistemas de navegação estão baixas porque as vendas de automóveis estão a abrandar e por outro lado a procura por sistemas de áudio para automóveis também está fraca devido à diminuição dos gastos dos consumidores. O CEO da Nissan, Carlos Ghosn, estimou mesmo que as vendas de automóveis vão cair 14% este ano para os 55 milhões de unidades e que deverá levar 7 anos a restabelecer o máximo de 69 milhões de unidades atingidos em 2009.

Os títulos da Pioneer encerraram a sessão desta madrugada a valorizar 0.6% face ao fecho de ontem, antes do anúncio da empresa. Em 2008, a Pioneer sofreu uma desvalorização bolsista de 84%, sendo o quinto ano consecutivo que regista uma performance negativa. Ao preço de fecho de hoje, os títulos da empresa japonesa já avançaram 8.6% em 2009.



(fonte)

Sem comentários: