2009-02-12

Coca-Cola surpreende analistas

A Coca-Cola, o maior fabricante mundial de refrigerantes, anunciou hoje uma quebra dos lucros no quarto trimestre inferior à esperada pelos analistas da Bloomberg. O resultado líquido caiu para os 995 milhões de dólares, ou 43 cêntimos por acção, contra 1,21 mil milhões de dólares obtidos no período homólogo de 2007. As receitas desceram de 7,33 para 7,13 mil milhões de dólares.

As condições de mercado e a queda dos títulos em bolsa levaram a Coca-Cola a amortizar activos nas suas operações na América do Norte no valor de 2,3 mil milhões de dólares. A Coca-Cola detém 35% da distribuidora Coca-Cola Entreprises. A amortização de activos na sua maior distribuidora foi a principal responsável pela quebra dos lucros. Excluindo esta amortização, os lucros teriam sido de 64 cêntimos por acção. Os analistas esperavam um lucro de 61 cêntimos por acção.

Para fazer face à diminuição do consumo de refrigerantes na América do Norte e à valorização do dólar, a empresa reduziu os custos através do corte de postos de trabalho e da introdução de novas tecnologias no sistema de vendas e subiu os preços. A valorização do dólar provocou uma diminuição de 9% no resultado operacional. Ainda assim, o CEO - Muhtar Kent -, mantém o seu objectivo de poupar 500 milhões de dólares anuais até ao final de 2011.

No fecho de ontem, os títulos da Coca-Cola valiam 41,27 dólares. Desde o início do ano desvalorizaram 8,84%. Os títulos da sua concorrente Pepsi caíram 7,60%. Confirme a evolução das acções das duas principais fabricantes norte-americanas de refrigerantes, desde Julho, nos gráficos abaixo (Coca-Cola e Pespi).


Fonte: Bloomberg

Sem comentários: