2008-12-10

Q de Tobin

O rácio Q de Tobin, desenvolvido por James Tobin em 1969, mostra a relação entre o valor de um título ou índice face ao custo de substituição dos seus activos líquidos. Assim, valores entre 0 e 1 indicam que o custo de substituição do activo de uma empresa é superior ao valor da sua acção, o que implica que a acção está subvalorizada. Por sua vez, o inverso indica que o valor do título é superior ao seu custo de substituição, o que significa que se trata de uma acção sobrevalorizada.

Inicialmente, James Tobin utilizou este indicador para explicar o funcionamento do investimento. Deste modo, se o valor de mercado for superior ao custo de substituição do capital instalado é rentável investir na empresa. Isto acontece porque, segundo Tobin, o custo de substituição será mais do que compensado pelo valor futuro. Caso ocorresse o inverso, não compensaria investir.

Contudo, foi Andrew Smithers, da Smithers & Co, que estabeleceu a relação entre o Q de Tobin e os mercados financeiros. Deste modo, se os mercados financeiros estiverem a avaliar o valor líquido de um título a um preço mais elevado que o seu custo de reposição, ou os mercados se expandem ou o valor do título cai.

Segundo Russel Napier, que é hoje citado pela Bloomberg, o rácio actual do Q de Tobin para o índice norte-americano S&P 500 indica que o seu valor é ainda muito caro face ao seu custo de substituição. Nos últimos 130 anos, o rácio tem variado entre os 0.3 e os 3. Desde 1999, altura em que atingiu o valor mais alto de sempre nos 2.9, o indicador tem vindo sucessivamente a cair e situa-se actualmente nos 0.7. Contudo, é o valor de 0.3 que indica o fim do “Bear Market” e como tal, segundo esta abordagem, a recuperação dos mercados não será para já.

Assim, apesar do S&P ter desvalorizado quase 40% desde o início do ano, Napier considera que pode desvalorizar mais 55%, até a um valor muito próximo dos 400 pontos e estima que tal ocorra em 2014.

1 comentário:

Ulf disse...

ja agora nao deixar de referir que essa discussao surgiu com a nota de research de bill gross, que até tem valores bem diferentes, o que significaria tirar uma conclusão bem diferente...

ver em
http://www.pimco.com/LeftNav/Featured+Market+Commentary/IO/2008/IO+Dow+5000+Gross+Dec+08.htm