De acordo com duas empresas do sector, a ZenithOptimedia e a Interpublic Group of Cos, a despesa mundial em publicidade deverá diminuir no próximo ano, fruto do agravamento da recessão nos EUA. Segundo as suas estimativas, os gastos mundiais vão diminuir 0.2% para 490.5 mil milhões de dólares, baixa essa que é liderada pelos EUA, onde os gastos vão diminuir 6.2%. Segundo Bruce Goerlichm responsável pelo research da Zenith, este anúncio tem sobretudo a ver com a confiança e gastos dos consumidores.
Na história mais recente do mercado da publicidade, foi possível constatar que no início do ano 2000, as empresas do sector atingiram um máximo histórico. A partir daí, as acções desvalorizaram em termos gerais até 2001, altura em que a bolha da publicidade rebentou e os títulos dessas empresas tombaram com maior intensidade até meados de 2003. A desvalorização ocorrida desde o máximo até ao mínimo foi, na altura, superior a 65%, segundo o índice que mede a evolução das empresas norte-americanas do sector. Na Europa, a evolução foi idêntica à dos EUA. Desde essa altura para cá, o mercado de publicidade tem vindo a recuperar, ano após ano, até ao momento que a crise do subprime estalou nos EUA. Neste momento, desde os novos máximos relativos no início de 2007, o mercado já desvalorizou mais de 70%.
Analisando os últimos 10 anos é possível constatar que existe uma relação positiva entre os ciclos económicos, traduzidos pela performance do respectivo benchmark e as empresas do sector, com maior evidência e consistência para os EUA, conforme é possível constatar na imagem abaixo.
Na história mais recente do mercado da publicidade, foi possível constatar que no início do ano 2000, as empresas do sector atingiram um máximo histórico. A partir daí, as acções desvalorizaram em termos gerais até 2001, altura em que a bolha da publicidade rebentou e os títulos dessas empresas tombaram com maior intensidade até meados de 2003. A desvalorização ocorrida desde o máximo até ao mínimo foi, na altura, superior a 65%, segundo o índice que mede a evolução das empresas norte-americanas do sector. Na Europa, a evolução foi idêntica à dos EUA. Desde essa altura para cá, o mercado de publicidade tem vindo a recuperar, ano após ano, até ao momento que a crise do subprime estalou nos EUA. Neste momento, desde os novos máximos relativos no início de 2007, o mercado já desvalorizou mais de 70%.
Analisando os últimos 10 anos é possível constatar que existe uma relação positiva entre os ciclos económicos, traduzidos pela performance do respectivo benchmark e as empresas do sector, com maior evidência e consistência para os EUA, conforme é possível constatar na imagem abaixo.
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