2008-12-04

Risco de Crédito do Sector Privado

O risco de crédito do sector privado a nível mundial tem vindo a aumentar desde o início do ano. Os índices Markit iTraxx, disponíveis para a Europa, Japão, Austrália e Ásia (excepto Japão) para os Credit Default Swaps (CDS) traduzem o custo de protecção face ao incumprimento dos empréstimos obrigacionistas de empresas, tendo atingido nos últimos dias valores recorde.



Tendo em conta os últimos valores disponíveis, o índice europeu que agrega 125 empresas com boa classificação da dívida está nos 193.25 pontos, valor esse que é cerca de 63% superior ao registado no início do terceiro trimestre (ver em cima). Ainda no espaço europeu, o índice que agrega 50 empresas com um rating de maior risco encontra-se nos 997.06 pontos, tendo crescido 70.8% face ao valor inicial do trimestre.

Relativamente ao continente asiático, exceptuando o Japão, o índice iTraxx encontra-se nos 306.73 pontos, 231.4% acima do valor de índice registado no final de Setembro. Já o risco de crédito do Japão cresceu 152.6% para os actuais 427.05 pontos face ao início do terceiro trimestre (ver em baixo). O índice iTraxx australiano encontra-se nos 399.24 pontos, 70.8% acima do valor inicial.



Posto isto, é possível constatar que foi no continente asiático que se registou o maior aumento do risco de crédito do sector privado a nível mundial. A Europa ainda assim permanece como o continente com menor risco de crédito.

Segundo as empresas que compõem os índices acima mencionados, as entidades não-bancárias que concedem crédito e as imobiliárias são as empresas com maiores dificuldades financeiras.

Sem comentários: