2008-12-04

Indústria Automóvel nos EUA

Os três maiores fabricantes da indústria automóvel norte-americana, conhecidos como os “Três Grandes de Detroit”, apresentaram na terça-feira passada ao Senado dos EUA os seus planos de reestruturação, na esperança de obter um pacote de ajuda financeira do governo.

Os fabricantes, que chegaram a declarar não ter como honrar os compromissos já nos primeiros meses de 2009, pedem ao governo cerca de 27 mil milhões de euros (34 mil milhões de dólares). A General Motors e a Ford pedem 14 e 7 mil milhões de euros, respectivamente. A Chrysler solicita 5 mil milhões de euros.

As empresas estão dispostas a reformular toda a sua gama de veículos de forma a torná-la mais eficiente e menos poluentes. Os respectivos directores abdicam do salário anual. A GM, em particular, adianta que poderá dispensar um terço dos seus trabalhadores (prevendo 31.500 despedimentos até 2012) e vender/ acabar com as marcas Saab e Saturn, no caso de conseguir a linha de crédito pretendida. Propõe-se ainda a investir 11 mil milhões de euros em novas tecnologias. A Ford planeia lançar um veículo eléctrico já em 2010.

A desaceleração da economia norte-americana e as dificuldades na obtenção de crédito estão a penalizar fortemente as vendas de veículos no país. Em Novembro, a Ford vendeu 123.222 veículos, o que representa menos 30,6% do que em igual período do ano passado. A GM, a maior fabricante do país, perdeu 41% em vendas. A Chrysler foi a mais penalizada das três marcas com uma redução de 47% no mesmo período em análise. As gigantes asiáticas Toyota e Honda também venderam menos 34 e 32%, respectivamente.

De acordo com o índice de quota de mercado da Bloomberg (US Automaker Market Share of US Sales), e para o mês de Outubro, a General Motors continua liderar o mercado norte-americano com uma quota de 20,4%. Segue-se a Ford com 15,9% e a Toyota com 15,3%. A Chrysler apresenta uma quota de apenas 11,4%. A mesma fonte revela que há um ano atrás a GM tinha uma quota de 22% e a Toyota de 8,4%. A fabricante asiática está a ganhar terreno à líder de vendas nacional.

Os títulos da GM foram os que mais desvalorizaram no último ano, com uma perda que ascende a 82%. Uma acção da GM a 4 de Dezembro de 2007 valia quase 28 dólares. No fecho da sessão de ontem, o mesmo título valia 4,9 dólares. A Ford desvalorizou quase 60%. Na Ásia, a Toyota e a Honda seguiram a tendência com recuos superiores a 50%.

Com base no histórico da Bloomberg para os CDS percebermos que a avaliação do risco da GM e da Ford por parte do mercado aumentou exponencialmente (ver gráfico abaixo).




Nota: “CDS” é a abreviatura de “Credit Default Swap” (tipo de derivativo de crédito em que o risco de incumprimento das obrigações é transferido do credor para o vendedor do CDS em contrapartida de um pagamento periódico).

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