2008-12-08

Empresas de Publicidade

Em relação às empresas que actuam no sector, vou apresentar as três maiores empresas norte-americanas, em termos de capitalização bolsista, cuja actividade principal tem a ver com a publicidade, e as três maiores do Reino Unido. A escolha destas duas regiões geográficas tem exclusivamente a ver com o facto de serem os mercados mais maduros do sector. A Omnicom Group, Clear Channel Outdoor e a Interpublic Group of Cos, são as maiores empresas de publicidade sedeadas nos EUA. Desde o início do ano desvalorizaram 43.9%, 78.2% e 54.4%, respectivamente. Apresentam um Price-Earnings de 8.10, 10.21 e 8.04 e um Price-to-Book Value de 2.24, 0.33 e 0.93. Em relação ao beta, indicador de medida do risco não diversificável, estas três empresas apresentam, respectivamente, um indicador de 0.94, 1.55 e 1.20.

Do lado do Reino Unido, as maiores empresas de publicidade são a Aegis Group, Huntsworth e M&C Saatchi. Em média, desvalorizaram menos que as norte-americanas desde o início do ano, sendo a sua performance de 47.7%, 63.6% e de 31.7%, respectivamente. Em relação ao Price-Earnings, foi em média do mesmo calibre que as dos EUA: 7.57, 5.28 e 14.31, respectivamente. Já o Price-to-Book Value foi ligeiramente maior, de 2.15, 0.41 e 1.40. Contudo, são empresas com um risco menor, apresentando um beta de 0.97, 0.61 e 0.40, respectivamente.

Sem comentários: