2008-08-05

Passeio aleatório

A teoria do passeio aleatório dos mercados financeiros, originalmente avançada por Burton G. Malkiel em 1973 no seu livro “A Random Walk Down Wall Street”, indica que o comportamento do mercado accionista é aleatório, isto é, a probabilidade do mercado subir ou descer num determinado dia é de 50%. Uma das implicações desta teoria é que no longo prazo nenhum investidor individual consegue bater o mercado.
Antes de mais devo explicar o que significa bater o mercado. Suponha que um investidor tem um capital de 100 mil dólares no início do ano e decide investir esse montante numa carteira diversificada que reproduza algum dos principais índices do mercado accionista, como o Nasdaq (ou o Dow Jones, ou o PSI 20, etc.). Suponha ainda que no final do ano o índice valorizou 20%. Então o nosso investidor obteve um retorno de 20% sobre o seu capital. Isto é o que se chama uma estratégia não-discricionária, passiva e que segue o mercado.
Entretanto, considere que o nosso investidor decide seguir uma estratégia alternativa, activa e discricionária. Isto significa que em alguns dias ele vai investir o seu capital no Nasdaq e uns dias mais tarde vai desinvestir porque, imagine, tem medo que o mercado caia; ele reinveste de novo umas semanas mais tarde e assim sucessivamente. Além disso, umas vezes ele investe longo (apostando na subida do mercado), outras vezes investe curto (apostando na descida do mercado) e continua a fazer isto durante todo o ano. O que a teoria do passeio aleatório diz é que com esta estratégia activa e discricionária, ele não vai conseguir ganhar mais do que 20% no final do ano, ou seja, não vai conseguir obter uma valorização do seu capital superior ao retorno do mercado (+20%).
Por outras palavras, a mensagem implícita na teoria do passeio aleatório para um investidor ou especulador individual é simples. Diz-nos que se o investidor pensa que com a sua própria estratégia discricionária de investimento vai conseguir obter uma valorização do seu capital de 25% quando o mercado apenas valoriza 20%, ou que perde apenas 5% quando o mercado cai 10%, é melhor esquecer. Está a perder o seu tempo e dinheiro. Para além de não conseguir fazer melhor que o mercado com a sua estratégia activa e discricionária, é provável que os custos de transacção associados às frequentes compras e vendas da sua carteira durante o período de investimento o deixem com um retorno do seu capital substancialmente abaixo do retorno do mercado.

Sem comentários: