2008-08-26

Mudança de Paradigma

O sector automóvel enfrenta um dos períodos mais conturbados de sempre, motivado em particular pela alta dos preços dos combustíveis. Por isso, os fabricantes de automóveis desenham estratégias compatíveis com o novo paradigma. Carros mais eficientes, motorizações mais baixas e a adopção de tecnologias alternativas ao gasóleo e à gasolina são apenas algumas das apostas. Mas, também ganham projecção os comportamentos verdes de responsabilidade social por parte destas empresas.

Os EUA são o país mais fustigado nas vendas de veículos. No último mês de Julho, as vendas caíram 13,2% em comparação com o mesmo mês do ano passado. Já na Europa, as vendas de carros desceram 2% no primeiro semestre do ano para os 8.344.117 veículos. Portugal foi o segundo país da União Europeia com um maior aumento das vendas de automóveis ligeiros de passageiros no primeiro semestre (10,5%), em relação ao mesmo período de 2007.

As tecnologias utilizadas nos veículos e as técnicas de marketing também estão a sofrer profundas mutações. Introduzem-se sistemas com menores consumos e emissões para a atmosfera ou fazem-se adaptações ao gás de petróleo liquefeito (GPL) e aos biocombustíveis. Mas, a grande novidade vai para os carros eléctricos com zero emissões de CO2. Quanto ao marketing, os construtores de automóveis seguem o lema: “Reduz o que puderes e compensa o que não puderes”. Por exemplo, em Portugal, a Toyota vai plantar 59 mil árvores e a General Motors cerca de 127.700 árvores nas regiões mais afectadas pelos incêndios.

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