2008-08-26

Asymmetric


A melhor forma de avaliar o trader é observar o seu comportamento na gestão de carteiras de investimento com dimensões diferentes. Por outras palavras, o trader que produz uma rentabilidade excepcional com uma carteira de 100 mil euros, poderá não o fazer com uma carteira de 10 milhões. Existem vários motivos que podem causar essas distorções - umas têm solução, outras não.

Primeiro, o tipo de instrumentos utilizados. Se o nosso trader pensa que consegue gerir, de forma indiferenciada, 100 mil euros ou 10 milhões através de futuros sobre sumo de laranja ou em acções de uma pequena empresa, está muito enganado. A reduzida profundidade desses mercados, e outros semelhantes, acabará por inviabilizar a estratégia. É a chamada "capacity constraint". Solução: o trader tem de se socorrer apenas de mercados onde essa questão não se coloca. No meu caso, trata-se de restringir a gestão aos futuros do Eurostoxx, S&P e Nikkei.

Segundo, o "contador". Com isto, refiro-me ao Profit & Loss (P&L) diário. Por exemplo, um ganho ou uma perda diária de 1% numa carteira de 100 mil euros ou noutra de 10 milhões traduz-se em valores diferentes: mil e 100 mil euros, respectivamente. Há traders que se guiam por estes números absolutos. E alguns não aguentam o desgaste emocional associado à transição de L's com poucos zeros para outros com muitos zeros. Por outro lado, também há aqueles que ao atingirem o seu primeiro grande P, entram de imediato em vedetismos que, inevitavelmente, os conduzem depois a uma lição de humildade. Solução: o trader tem de encarar os P&L's como percentagens e, tanto quanto possível, afastar-se das grandezas que gere.

Terceiro, os clientes. Já sabemos que o trader é remunerado para produzir rentabilidade. Contudo, a assimetria de emoções que se apodera do trader, consoante o seu P&L em cada momento, é detrimental. Quando está a ganhar, está a fazer o seu trabalho, aquilo que se espera de si, pelo qual é remunerado, por isso, ninguém lhe telefona a dar os parabéns. Quando está a perder, é um incompetente e todos lhe caem em cima. Naturalmente, este tipo de pressão sobre o trader aumenta à medida que os activos sob gestão crescem. Faz parte do negócio. Solução: não há.

Sem comentários: