2008-08-27

Natureza dos Mercados

A teoria do Random Walk (Passeio Aleatório) tem dividido opiniões. Esta teoria diz que o comportamento dos mercados é aleatório e, por isso, imprevisível. Por outro lado, a análise técnica, gráfica e quantitativa tem mostrado provas que em determinados casos é possível prever o comportamento futuro dos mercados.
As duas posições estão correctas. No muito curto prazo, isto é, de um segundo para o outro, é impossível prever se o mercado vai subir ou vai cair. Por outro lado, também não me parece que seja possível prever no muito longo prazo. Daqui a 50 anos não sabemos se o Nasdaq vai estar a cotar nos preços actuais, muito acima ou mesmo muito abaixo. No entanto, é sabido e está provado que os preços se movem em tendências, ora ascendentes, ora descendentes. Identificando correctamente o padrão que o mercado está a fazer, é possível beneficiar das oscilações e entrar, no momento certo, na tendência.

1 comentário:

Anónimo disse...

Sou dos acredita que "os preços têm memória"

Com volatilidade apreciável; é possível,no Nasdaq; prever tendências.

Daí o meu desencanto pelo desempenho do Apollo.

Este produto, para dar dinheiro, não pode ter condições tão rigídas de negociação, no que às horas de entrada e condições de saída, diz respeito.