2008-08-16

Challenge


Sábado, 16 de Agosto, Undislosed location

É Verão mas está a chover...

Ao fim de semana falta sempre alguma coisa na vida do trader. Seja o frenesim dos écrans a piscar, a adrenalina do "compra vende, vende compra" ou, no meu caso, o desafio intelectual que o mercado simplesmente representa.

Ainda no outro dia, a minha futura mamã dizia-me "o que tu gostas mais nos mercados é do risco". Respondi-lhe que não. "O risco é precisamente aquilo de que eu gosto menos. Do que eu gosto mais é do desafio. Nos mercados, todos os dias sou posto à prova e avaliado de forma tangível". Em geral, o trader é muito exigente consigo próprio. Aquele que não vive a sua profissão com intensidade, não vencerá nesta actividade. O trader é também um solitário. É ele que sente o frio no estômago sempre que abre uma posição.

Mas o principal traço de personalidade do trader de sucesso é a sua combatividade. Paul Tudor Jones, uma principais lendas vivas de Wall Street, disse um dia a propósito de um dos seus concorrentes, o também extraordinário Louis Bacon: "He actually trades the very best after a drawdown, much like a boxer who is the most dangerous when he is hurt".

Entretanto, à falta de sol e do descanso da praia, dou comigo a pensar que aquilo que agora me apetecia mesmo era estar "aqui". Às vezes, também dá para isto!

Sem comentários: