2009-03-23

Plano Barack Obama para salvar sistema financeiro

A administração Obama irá anunciar hoje os detalhes do plano de 700 mil milhões de dólares para salvar o sistema financeiro que contará com a participação dos privados para comprar os activos ilíquidos que estão a manchar os balanços dos bancos.

O Secretário do Tesouro, Timothy Geithner, quem revelará o programa de investimento público privado, tem já em mente uma aproximação que utilizará até 100 mil milhões de dólares, incluídos no pacote, para estimular a compra dos activos menos líquidos dos bancos. O objectivo final será que o Tesouro norte-americano, a Reserva Federal e o Federal Deposit Insurance estejam do lado dos investidores privados para comprar entre 500 mil milhões e um bilião (milhão de milhões) de dólares em activos tóxicos.

Geithner afirma que ao criar um mercado que não existe para estes activos, o programa vai ajudar a melhorar o seu valor, aumentar a capacidade de concessão de empréstimos dos bancos e ainda reduzir a incerteza acerca da escala das perdas dos bancos nos seus balanços. Segundo a Bloomberg, o anúncio será um grande teste para Geithner cujo primeiro discurso acerca do plano de salvamento, a 10 de Fevereiro, com tão poucos detalhes levou a um sell-off por parte dos títulos das entidades financeiras.

Ao mesmo tempo, o Secretário do Tesouro vai ainda anunciar os novos poderes da Instituição que lidera e da Reserva Federal, de modo a ter autoridade de intervir mais facilmente em instituições financeiras importantes que estão em risco de falhar. Estes poderes vão permitir limitar o pagamento a credores, quebrar contractos de pagamento de bónus aos executivos e conceder garantias a empresas que necessitam da ajuda estatal.

Sem comentários: