O Ministro do Comércio chinês recusou a oferta de aquisição da Coca-Cola sobre a Huiyuan Juice Group no valor de 2,3 mil milhões de dólares apresentada em Setembro passado porque isso ameaça a concorrência no mercado de bebidas do país.
Se a aquisição avançasse, as empresa mais pequenas teriam muita dificuldade de sobrevivência. Para além disso, os consumidores enfrentariam preços mais elevados e menor variedade, afirmou o governo chinês. Pelo contrário, a Coca-Cola iria reforçar a liderança contra a Pepsi, numa altura em que as vendas nos EUA estão em queda.
No ano passado, as vendas da Coca-Cola subiram 19% na China e caíram 1% nos E.U.A. De acordo com o Euromonitor International, as vendas de sumos de fruta na China devem aumentar 20% este ano para os 97,1 mil milhões de yuan (14 mil milhões de dólares), praticamente o dobro do que se registará nas bebidas gaseificadas. Ainda de acordo com o Euromonitor International, em 2008, a Coca-Cola controlou 52,5% de todo o mercado de bebidas gaseificadas chinês (em volume). A Pepsi ficou-se pelos 33%. Nos sumos de fruta, a Coca-Cola absorveu 12% do mercado e Pepsi cerca de 1,4%. A Huiyuan Juice controlou 8,5% do mercado chinês. Este ano, o mercado de bebidas gaseificadas cresceu 11% para os 74 mil milhões de yuan.
Em Março, a Coca-Cola avançou os seus planos de investimento de 2 mil milhões de dólares na China nos próximos três anos para chegar a cada vez mais consumidores, de um total de 1,3 biliões. Desde 1979, a empresa já investiu 1,6 mil milhões de dólares na potência asiática.
Os títulos da Coca-Cola desvalorizaram 26% em 2008. Este ano, acumulam uma perda de 8,4%.
Se a aquisição avançasse, as empresa mais pequenas teriam muita dificuldade de sobrevivência. Para além disso, os consumidores enfrentariam preços mais elevados e menor variedade, afirmou o governo chinês. Pelo contrário, a Coca-Cola iria reforçar a liderança contra a Pepsi, numa altura em que as vendas nos EUA estão em queda.
No ano passado, as vendas da Coca-Cola subiram 19% na China e caíram 1% nos E.U.A. De acordo com o Euromonitor International, as vendas de sumos de fruta na China devem aumentar 20% este ano para os 97,1 mil milhões de yuan (14 mil milhões de dólares), praticamente o dobro do que se registará nas bebidas gaseificadas. Ainda de acordo com o Euromonitor International, em 2008, a Coca-Cola controlou 52,5% de todo o mercado de bebidas gaseificadas chinês (em volume). A Pepsi ficou-se pelos 33%. Nos sumos de fruta, a Coca-Cola absorveu 12% do mercado e Pepsi cerca de 1,4%. A Huiyuan Juice controlou 8,5% do mercado chinês. Este ano, o mercado de bebidas gaseificadas cresceu 11% para os 74 mil milhões de yuan.
Em Março, a Coca-Cola avançou os seus planos de investimento de 2 mil milhões de dólares na China nos próximos três anos para chegar a cada vez mais consumidores, de um total de 1,3 biliões. Desde 1979, a empresa já investiu 1,6 mil milhões de dólares na potência asiática.
Os títulos da Coca-Cola desvalorizaram 26% em 2008. Este ano, acumulam uma perda de 8,4%.
Fonte: Bloomberg
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