A maior companhia mundial de redes wireless, a China Mobile, reportou o menor crescimento dos lucros dos últimos quatro anos, depois da empresa ter apostado fortemente na colocação de redes de comunicação nos meios rurais. A diminuição da procura nas grandes cidades chinesas levou o Chairman da empresa, Wang Jianzhou, a expandir a rede e a cortar as taxas aplicadas nos meios mais rurais. Aliás, cerca de metade dos utilizadores de rede portátil localizam-se nas vilas e cidades chinesas mais pequenas.
A procura nos meios rurais pelos produtos e serviços da China Mobile foi impulsionada pelo plano de estímulo económico chinês que prevê um desconto de 13% para os habitantes de meios rurais na compra de equipamento electrónico.
O resultado líquido do quarto trimestre subiu 11% para os 30,2 mil milhões de yuan (4,4 mil milhões de dólares) contra os 27,2 mil milhões de yuan registados no período homólogo do ano anterior. Os analistas da agência Bloomberg antecipavam um crescimento do lucro para os 30,6 mil milhões de yuan.
As vendas da China Mobile cresceram 13% para os 110,95 mil milhões de yuan. No final de Janeiro deste ano, a companhia tinha 463,9 milhões de clientes, depois de ter ganho 6,67 milhões de novos subscritores. Em 2008, a China Mobile conseguiu 88 milhões de novos utilizadores.
Os títulos da China Mobile desvalorizaram 14,27% desde o início do ano (ver evolução dos títulos nos últimos 12 meses no gráfico abaixo).
A procura nos meios rurais pelos produtos e serviços da China Mobile foi impulsionada pelo plano de estímulo económico chinês que prevê um desconto de 13% para os habitantes de meios rurais na compra de equipamento electrónico.
O resultado líquido do quarto trimestre subiu 11% para os 30,2 mil milhões de yuan (4,4 mil milhões de dólares) contra os 27,2 mil milhões de yuan registados no período homólogo do ano anterior. Os analistas da agência Bloomberg antecipavam um crescimento do lucro para os 30,6 mil milhões de yuan.
As vendas da China Mobile cresceram 13% para os 110,95 mil milhões de yuan. No final de Janeiro deste ano, a companhia tinha 463,9 milhões de clientes, depois de ter ganho 6,67 milhões de novos subscritores. Em 2008, a China Mobile conseguiu 88 milhões de novos utilizadores.
Os títulos da China Mobile desvalorizaram 14,27% desde o início do ano (ver evolução dos títulos nos últimos 12 meses no gráfico abaixo).
Fonte: Bloomberg
Sem comentários:
Enviar um comentário