2009-03-05

BCE anuncia Taxa de Juro

O Banco Central Europeu irá anunciar às 12h45 a taxa de juro directora para as economias da Zona Euro. Depois de em Janeiro ter destacado a relevância da reunião de Março, os economistas esperam que Trichet e a sua equipa reduzam mesmo a taxa de juro para o mínimo histórico de 1.5%.

As economias da Zona Euro encontram-se mergulhadas numa recessão mais grave do que o cenário de pior caso previsto há três meses atrás. Este agravamento deve-se ao anúncio de que a BASF vai cortar o investimento e despedir trabalhadores enquanto que o risco da Irlanda e Espanha incorrerem em bancarrota aumenta e os parceiros comerciais da Europa de Leste passam também por dificuldades.

Face a isso, são cada vez mais os economistas que dizem que o BCE está a tornar-se cada vez mais parte integrante do problema do que da solução propriamente dita já que estão a debater sobre os cortes que podem fazer na taxa de juro em vez de tomar medidas, mesmo que sejam menos ortodoxas, para combater a crise. Erik Nielsen, economista chefe do Goldman Sachs em Londres estima que a economia europeia tenha perdido cerca de 100 mil milhões de euros por Trichet não actuar tão rápido como o seu congénere da Reserva Federal norte-americana.

Contudo, Trichet tem à sua frente um grande dilema já que se cortar a taxa de juros para níveis demasiado baixos poderá estar a lançar as sementes para futuras crises económicas, à semelhança do que aconteceu nos EUA com a actual crise.

Durante o dia de hoje, o euro tem desvalorizado face ao dólar, o que indica a especulação acumulada em torno do eventual corte da taxa de juro e que Trichet vai anunciar importantes medidas futuras de política monetária. A economia europeia contraiu 1.5% no último trimestre e os dados que serão divulgados ainda hoje deverão mostrar que os gastos dos consumidores e o investimento estarão em níveis mínimos de 13 anos, o que ao juntar-se aos restantes dados económicos da economia europeia, mostram que a recessão se está a agravar na região.

(fonte: Bloomberg)

Sem comentários: