2009-06-04

Juros BCE

Os esforços de Jean-Claude Trichet, presidente do Banco Central Europeu, para resolver uma discordância com os “policy makers” podem ser auxiliados pelos sinais de recuperação económica. Apesar destes pretenderem que a Autoridade Monetária da Zona Euro alargue o seu programa de compra de activos, o BCE não deverá comprar mais de 60 mil milhões de euros de obrigações com cobertura. Segundo a maioria dos analistas consultados pela Bloomberg, é provável que o nível de juros de referência na Zona Euro se mantenha no nível actual de 1%.

Os 22 membros do Banco Central Europeu têm estado divididos em relação à questão se devem seguir ou não os passos do Banco de Inglaterra e da Reserva Federal dos EUA que têm vindo a diminuir os juros para níveis muito próximos de 0% e têm comprado obrigações do tesouro para combater a pior recessão das últimas seis décadas. Esta semana, o debate acerca do nível mínimo de juros até ao qual o Banco Central pode ir atingiu o seu expoente máximo, com a Chanceler alemã Angela Merkel a reforçar a visão do Bundesbank de que as compras de activos estão a demasiado aceleradas.

Axel Webber, presidente do Bundesbank, refere que não existe risco real de deflação e a compra de activos para inundar a economia com liquidez excessiva é um risco desnecessário que pode estar a semear a origem de uma futura crise.

Os dados económicos mais recentes indiciam que o pior da crise já terá passado. A contracção do sector dos serviços e das manufacturas da Zona Euro está a abrandar e confiança empresarial na Alemanha, maior economia da Europa, aumentou pelo segundo mês consecutivo em Maio. A decisão do Banco Central Europeu será anunciada às 12h45 e Trichet vai revelar os detalhes relativos à compra de obrigações com cobertura 45 minutos mais tarde.