2009-06-01

As maiores falências nos EUA

A General Motors apresentou hoje de manhã o pedido de falência ao abrigo do Capítulo 11 da Lei das Falências norte-americana, uma vez que não conseguiu apresentar um plano de reestruturação com a data limite do governo marcada para o dia de hoje. Desta forma, a fabricante automóvel vai poder reestruturar-se sem enfrentar a pressão por parte dos credores.

Após este processo, será criada uma nova empresa detida, maioritariamente (60%), pelo governo norte-americano. Por sua vez, o congénere canadiano ficará com 12%, dado que vai conceder um empréstimo de 9,5 mil milhões de dólares.

A GM foi a maior empresa industrial de sempre com activos avaliados, actualmente, em 82,9 mil milhões de dólares. A dívida total da empresa ascende a 172,8 mil milhões de dólares.

A falência da GM é a quarta maior da história dos EUA. A maior falência de sempre do país ocorreu em Setembro de 2008: o desaparecimento do Lehman Brothers com activos avaliados em 691 mil milhões de dólares. Desde essa altura, os EUA contabilizaram mais 4 falências (ver quadro abaixo com as 10 maiores falências dos EUA em volume de activos. Os valores estão em mil milhões de dólares.).

Fonte: Bloomberg, CNN e Jornal de Negócios 

Sem comentários: