2009-06-02

Aumentos de capital nos bancos norte-americanos

Os bancos norte-americanos Morgan Stanley, JP Morgan e American Express pretendem realizar aumentos de capital no valor de global de 7,7 mil milhões de dólares para pagarem ao Tesouro as ajudas concedidas.

O Morgan Stanley, o sexto maior banco norte-americano em volume de activos, vai vender 2,2 mil milhões de dólares em acções ordinárias. Por sua vez, o segundo maior banco norte-americano, o JP Morgan, realizou um aumento de capital no valor de 5 mil milhões de dólares. Por fim, o American Express vendeu 500 milhões de dólares de novas acções.

As autoridades norte-americanas submeteram 19 bancos do país aos “stress tests” e, posteriormente, exigiram aumentos de capital à maioria deles. Contudo, a avaliação dos reguladores concluiu que o JP Morgan e o American Express não necessitavam de qualquer aumento de capital. O Morgan Stanley procedeu a um aumento de capital no mês passado no valor de 4,57 mil milhões de dólares.

Por enquanto, nenhuma das instituições que receberam apoio do governo no âmbito do “Troubled Asset Relief Program” obteve autorização para iniciar o pagamento desses fundos. O CEO do JP Morgan, Jamie Dimon, revelou ontem que ficaria muito surpreso se o banco não fosse capaz de pagar os empréstimos do governo até ao final deste mês. Da mesma forma, os responsáveis do Morgan Stanley tencionam obter fundos através da venda de acções para pagar ao governo até ao final de Junho. Finalmente, o CEO do American Express afirmou que a instituição que lidera sempre encarou os fundos de apoio do governo como uma medida de carácter temporário.

Fonte: Bloomberg

Sem comentários: