2009-06-25

Perspectivas da Economia norte-americana

A Reserva Federal norte-americana decidiu ontem manter a taxa de juro de referência para a economia dos EUA no intervalo entre 0% e 0,25%, considerando que existem sinais de que a economia está a melhorar, embora se mantenha frágil. Decidiu manter ainda o ritmo do programa de compra de obrigações. Apesar da contracção estar a abrandar, como mostram os gastos das famílias, a questão do desemprego coloca o panorama económico dos EUA numa situação frágil. Em relação à inflação a previsão é que esta se mantenha baixa por algum tempo.

No entanto, face ao optimismo induzido por Ben Bernanke nos mercados financeiros, Warren Buffet considera que serão necessários ainda mais estímulos orçamentais para a recuperação da economia. Buffet insistiu no aumento do desemprego acima dos 10% e que a recuperação económica ainda não está em andamento.

Os mercados asiáticos reagiram em alta à decisão da Reserva Federal, liderados pelas empresas tecnológicas e mineiras. Paralelamente, a Coreia do Sul anunciou que reviu em alta as estimativas para o PIB nacional. O índice accionista japonês Nikkei valorizou 2,2%, com a Mitubishi Electric a avançar 7,7%. O benchmark regional MSCI Asia Pacific já valorizou 44% desde os mínimos registados em Março, na sequência do optimismo em torno das medidas de estímulo económico levadas a cabo pelos Governos.

Já as bolsas europeias estão a negociar em baixa, traduzindo a desilusão dos investidores, após o Fed ter refreado o ritmo de compra de obrigações já que o manteve. O relatório divulgado pelo FMI também está a contribuir para o panorama europeia já que anunciou que os bancos irlandeses terão que amortizar perdas de 35 mil milhões de euros até 2010.

Sem comentários: