2009-06-02

Primeiro prejuízo anual na Ryanair

A maior companhia aérea europeia de “low-cost”, a Ryanair, apresentou hoje o seu primeiro prejuízo anual devido ao aumento da factura com os combustíveis e à amortização da sua posição na congénere Aer Lingus.

No ano fiscal terminado a 31 de Março, o prejuízo líquido da transportadora ascendeu a 169 milhões de euros. Este resultado foi bastante pior do que a perda de 70 milhões de euros prevista pelos analistas da agência Bloomberg. No período homólogo anterior, a Ryanair registou um lucro de 391 milhões de euros.

No período em análise, as vendas aumentaram 8,4% para os 2,94 mil milhões de euros. Os custos com os combustíveis atingiram os 1,26 mil milhões de euros no ano fiscal terminado em Março deste ano contra os 791,3 milhões de euros dispendidos no período homólogo anterior. Em Julho de 2008, a cotação do barril de petróleo em Nova Iorque atingiu o máximo histórico de 147,27 dólares. Em Dezembro, a cotação baixou aos 32,40 dólares por barril.

A desvalorização dos títulos da Aer Lingus, na qual a Ryanair detém uma posição de 29,8%, provocou uma perda de 222 milhões de euros. As receitas da Aer Lingus são cada vez mais magras por causa da redução da procura de voos para a Irlanda, uma vez que a região enfrenta a pior recessão das últimas duas décadas, pelo menos.

Para reduzir os custos, a companhia aérea britânica está a desencorajar os passageiros a transportarem muita bagagem e a diminuir o número de postos de check-in nos aeroportos. Ainda assim, a Ryanair espera beneficiar do aumento das receitas com os passageiros que, tradicionalmente, procuravam os serviços mais completos das companhias British Airlines e Deutsche Lufthansa e que procuram agora reduzir nas despesas. O CEO da companhia, Michael O´Leary, afirmou que vai continuar a baixar os preços das passagens para estimular o crescimento do tráfego aéreo.

Os títulos da Ryanair acumulam uma valorização anual de 19,59% (no fecho de ontem), depois de terem perdido 33,98% no ano passado.



Fonte: Bloomberg

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