2009-06-08

Prejuízos Aviação

As perdas da aviação civil deverão atingir os 9 mil milhões de dólares em 2009, segundo os números da IATA, Associação Internacional de Transporte Aéreo, quase duplicado a estimativa anterior de Março de 4.7 mil milhões de dólares. Estes dados foram avançados por Giovanni Bisignani, CEO da IATA, na abertura do encontro anual das companhias aéreas, que começou hoje na Malásia. No ano passado, as companhias aéreas perderam 10,4 mil milhões de dólares resultantes da recessão económica e do aumento exponencial dos preços do petróleo.

As vendas poderão cair 15% para os 448 mil milhões de dólares face aos anteriores 528 mil milhões registados em 2008. Esta recessão tem prejudicado o tráfego aéreo, mesmo em primeira classe, com os passageiros em viagens de negócios a trocar os seus lugares executivos por lugares mais baratos. Com efeito, levou a que a British Airways e a Cathay Pacific Airways registassem prejuízos e que a China Eastern Airlines e a Shanghai Airlines planeassem uma fusão de modo a cortar custos num mercado onde o sector da aviação é um dos que regista maior crescimento.

Para 2009 espera-se que a indústria sofra alterações significativas com a diminuição dos custos com os combustíveis mas sobretudo com o desaparecimento das receitas de 80 mil milhões de dólares, resultantes da quebra da procura. Esta quebra justifica-se com a diminuição da confiança e do optimismo dos consumidores mas também com os receios de uma pandemia da gripe A. Este sector tem sido uma das maiores vítimas da crise económica e consequente recessão.

Sem comentários: