2009-06-15

IDE na China

O Investimento Directo Estrangeiro na China caiu em Maio pelo oitavo mês consecutivo face a igual período de 2008, com as empresas a cortar os gastos para enfrentar a pior recessão desde a Grande Depressão. O IDE caiu 17,8% em Maio para 6,38 mil milhões de dólares, após ter caído 22,5% em Abril.

A China está a contar com um plano de estímulo liderado pelo governo no valor de 586 mil milhões de dólares para reanimar a economia. O investimento estrangeiro deverá aumentar quando a economia global recuperar da contracção anunciada pelo Banco Mundial de quase 3% em 2009. Segundo o economista-chefe da Morgan Stanley Ásia em Hong Kong, as empresas estão para já a tentar ultrapassar a crise em vez de optarem por uma estratégia agressiva de expansão intercontinental e isso explica a diminuição do IDE na China. Nos primeiros 5 meses do ano o investimento estrangeiro na China caiu 20,4%.

No primeiro trimestre do ano, a economia chinesa cresceu 6,1% face ao ano anterior, naquele que foi o ritmo mais lento de crescimento em quase uma década. Para o ano de 2009, o crescimento deverá ser de 7,5%, de acordo com os economistas consultados pela Bloomberg. Os maiores problemas da economia chinesa incluem a queda das exportações, queda dos lucros das empresas, excesso de capacidade industrial, desemprego e potencial défice orçamental.

Sem comentários: