2009-06-30

Desemprego no Japão

A taxa de desemprego no Japão subiu para um máximo de 5 anos em Maio, enquanto que a despesa dos agregados familiares avançou inesperadamente, após o Governo ter injectado liquidez na economia de modo a ajudar a economia a sair da sua pior recessão após a Segunda Guerra Mundial.

A taxa de desemprego cresceu para 5,2% depois de em Abril ter registado 5,0%, indo ao encontro das estimativas dos analistas consultado previamente pela Bloomberg. A despesa doméstica cresceu 0,3% naquela que é a primeira subida em 15 meses, enquanto que os economistas esperavam uma queda de 1,5%.

A segunda maior economia do mundo deverá crescer pela primeira vez em mais de um ano neste trimestre, devido às medidas de estímulo para a economia tomadas pelo Primeiro-ministro Taro Aso. A confiança começa a subir e o presidente da NEC Electronics, Junshi Yamaguchi, a considerar que o pior já terá mesmo passado. O índice nacional de referência do Japão, o Nikkei 225, encerrou a sessão de hoje a ganhar 1,8%, levando ao aumento de 23% no segundo trimestre do ano.

Apesar da taxa de desemprego estar a aumentar, os efeitos das políticas de estímulo económico estão já a surtir efeitos, com a produção a recuperar. Contudo, a taxa de desemprego é um indicador que revela algum atraso face ao estado da economia, já que as empresas demoram algum tempo a dotarem-se de recursos humanos. Só após serem ultrapassados os seus problemas é que iniciam a contratação. De acordo com Takuji Aida, economista do UBS, s pedidos de semicondutores vão disparar para o próximo trimestre devido ao aumento da procura.

Sem comentários: