2009-07-08

Encomendas no Japão

As encomendas de maquinaria do Japão caíram inesperadamente pelo terceiro mês consecutivo e o excedente da conta corrente reduziu-se devido à quebra das exportações, levando ao aumento dos receios de que a economia terá que batalhar para emergir da pior crise económica que abalou o país e o mundo desde a Segunda Guerra Mundial.

As encomendas, que constituem um indicador da despesa das empresas nos 3 a 6 meses seguintes, caíram 3% em Maio face a Abril, de acordo com as fontes oficiais de Tóquio. Os analistas consultados pela Bloomberg esperavam uma queda de 2%. Já o excedente da conta corrente encolheu 34,3% face a igual período do ano anterior, pelas declarações do Ministério das Finanças.

Os títulos das empresas caíram pelo sexto dia consecutivo com base na especulação de que os resultados dificilmente melhorarão devido à escassez da procura quer em território nacional que no estrangeiro. Os dados recentes da economia japonesa que indicam que a recuperação económica irá falhar, poderá levar o banco central a alargar o seu programa de crédito sem precedentes já na próxima semana.

O índice nacional, o Nikkei 225, encerrou a sessão a recuar 2,4% em Tóquio enquanto que as obrigações valorizaram. O Iene subiu para um máximo de 6 semanas face ao dólar para 94,10 com os investidores a darem preferência a divisas com menor nível de risco face às preocupações relativas à recuperação da economia. As exportações caíram 42,2% face ao ano anterior, uma queda superior à do mês anterior, levando o excedente da conta corrente a contrair para 13,8 mil milhões de dólares. As importações caíram 43,9%.

Sem comentários: