2009-07-30

Casas no Reino Unido

Os preços das casas no Reino Unido aumentaram pelo terceiro mês consecutivo em Julho, com a escassez da oferta a contribuir para a protecção do mercado imobiliário da recessão económica, de acordo com a Nationwide Building Society.

O preço médio de uma habitação subiu 1,3% em Julho para 158,9 mil libras, cerca de 187 mil euros, depois de terem subido 1% no mês anterior. Os economistas consultados pela Bloomberg tinham previsto um aumento de 0,2%. Em relação ao anterior, os preços caíram 6,2%, a menor queda anual dos preços desde Maio de 2008.

O relatório sinaliza que o mercado imobiliário britânico pode estar a começar a recuperar, com a economia a emergir daquela que foi a pior recessão em pelo menos três décadas. O Banco de Inglaterra vai decidir na próxima semana se vai continuar com o seu programa de compra de obrigações com o novo dinheiro emitido.

Martin Gahbauer, economista chefe no Nationwide, considera que os preços das casas têm estado muito elásticos neste ano, apesar do cenário de recessão económica e com o desemprego a aumentar vertiginosamente. Considera ainda que não é provável que o aumento dos preços consiga ser sustentado por um longo período de tempo à taxa de crescimento registada nos últimos meses. Um dos factores que ajudará o preço das casas a estabilizar é a falta de oferta de imóveis disponíveis para venda.

Durante este mês, o Banco Central de Inglaterra decidiu manter a taxa de juro de referência à taxa de 0,5%, que constitui um mínimo histórico, e votou contra alterações ao programa de compra de activos.

Sem comentários: